Omni Táxi Aéreo completa 15 anos de operações

13.12.2016

Criada em dezembro de 2000, a Omni Táxi Aéreo (OTA) teve sua homologação operacional em setembro de 2001, iniciando as operações com uma aeronave Bell 212, prefixo PP-MEF, vindo de Portugal, onde atuava a serviço da Proteção Civil. Com a inauguração da nossa primeira sede operacional no Aeroporto de Jacarepaguá (Barra da Tijuca/RJ) em 2003, a empresa começou a ganhar corpo, altura que possuía duas aeronaves modelo S76A, além do Bell 212.

Com a contratação pela Petrobras dos dois primeiros helicópteros modelo H135 (PP-MEB e PP-MEE) em 2005, baseados no Nordeste, a OTA começou a deslanchar e ganhar visibilidade no mercado offshore. Com aeronaves recém-fabricadas e bastante modernas para àquela altura, a Omni iniciou um trabalho de excelênciae conquista de mercado no NE,  que culminou 5 anos pós com a totalidade dos contratos operados pela Petrobras naquela região.

Em setembro de 2006 a empresa inaugurou o seu hangar de Macaé, referência em excelência e conforto naquele Aerporto, ocasião que uma placa alusiva a data foi entregue ao nosso querido amigo Sup. Nélio de Almeida, ou simplesmente "Chefe Nélio", como era conhecido por todos. No fim do ano seguinte foi a vez do hangar de Jacarepaguá, que possou a abrigar boa parte do nosso corporativo e BackOffice.

Ao longo dos anos que se sucederam, a Omni gradualmente adiciounou helicópteros ao seu portfólio, nomeadamente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde passou a exercer uma presença dominante não somente no segmento offshore, mas também no segmento onshore, no coração da Amazônia, onde a empresa passou a operar uma frota numerosa composta de 4 BO-105, 1 H135 e 2 S61 para transporte de carga externa e apoio às operações de sísmica terrestre.

Nos anos seguitnes a empresa aumentou gradualmente a sua parcela de mercado, conquistando novas bases de operação em direção ao Sudeste brasileiro, com operações em Aracaju e Salvador, além de um aumento expressivo nas suas atividades a partir das bases do Rio de Janeiro e Macaé.

Entretanto, foi no ano de 2010 que a Omni deu um dos seus maiores passos na conquista de uma parcela expressiva do mercado offshore brasileiro: neste ano a Omni sagrou-se vencedora em várias licitações lançadas pela Petrobras, atingindo a expressiva marca de 10 novos contratos de longa duração, com aeronaves modernas dos modelos S76C++, H155B1 e AW139. A empresa venceu também contratos ambulância, passando a deter a totalidade destes contratos junto a Petrobras, posição que mantem até hoje. Definitivamente a Omni marcou o seu lugar entre os maiores operadores offshore do Brasil e consolidou um quadro superior a 650 funcionários.

Ao final do ano de 2011 com o aporte e entrada do fundo de private equity inglês SSCP, a Omni alçou o último voo que lhe faltava: A operação de aeroanves de grande porte no offshore brasileiro. O investimento feito pelo novo acionista permitiu que a empresa entrasse no seleto grupo de operadores offshore de aeronaves pesadas, através dos modelos H225 e S92.

Finalmente em 2014 a Omni inovou na sua estratégia de conquistar uma parcela ainda maior de mercado e adquiriu oito aeronaves modelos S76C+ e AW139 da Sênior Taxi Aéreo, ao mesmo tempo que assumiu a operação dessas junto a Petrobras, passando em 2016 a ser líder de mercado junto a mesma. Nesta mesma altura a empresa atingiu o número de mais de 900 colaboradores e passou a figurar entre as mil maiores empresas do Brasil.

Toda esta história de sucesso só foi possível com a enorme dedicação do seu grupo de colaboradores, muitos deles com mais de dez anos de casa e que fizeram da Omni o seu "segundo lar", não medindo esforços para que a empresa atingisse a posição de renome e destaque que hoje possui no mercado brasileiro.

 

 

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