Aeronaves Remotamente Pilotadas

Popularmente conhecidas como DRONES, são classificadas como AERONAVES pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais – ANAC – DECEA – ICAO - FAA.

A regulamentação da ANAC sobre estas aeronaves se encontra em vigor desde maio de 2017 e o controle de acesso ao espaço aéreo é conduzido pelo DECEA.

A OMNI Brasil presta serviços com aeronaves não tripuladas para empresas, com os seguintes objetivos:

  • Redução total de despesas;
  • Dispor de informações com rapidez;
  • Eliminar o risco de se expor vidas humanas à situações extremas;
  • Minimizar interferência em unidades de produção;
  • Obter dados mais precisos que os tradicionais;
  • Obter dados antes impossíveis de serem obtidos.

Com o serviço de imageamento por drones pode-se obter informações improváveis para uma operação com aeronaves pilotadas dada a versatilidade e a dramática diferença de custos de obtenção, operação e manutenção dos equipamentos não tripulados.

OMNI Divisão de Drones

Após a regulamentação e observando o crescente emprego comercial de drones, a OMNI Taxi Aéreo oferece um novo produto:

A prestação de serviços de imageamento aéreo, empregando drones, é voltada para as necessidades de diversos segmentos de clientes exigentes, com grandes responsabilidades e que não podem prescindir de contar com o suporte de serviços igualmente comprometidos.

Serviços Prestados

As inspeções com VANTs consistem em um ou mais voos de drone em torno da estrutura ou área, adquirindo de sensores ótico, infravermelho ou térmico ou a combinação destes, conforme requisitos pré-definidos.

Com os drones, é possível também realizar análises em espaços confinados, como:

  • tanques e tubulações;
  • estruturas internas; e
  • chaminés.

Estes ambientes podem ser inspecionados com equipamentos especialmente desenvolvidos para este cenário, acessando espaços antes impenetráveis pelas suas dimensões, dificuldade de acesso ou perigosos a saúde humana.
Estamos interessados em novos desafios e desenvolvemos novas soluções para situações particulares.

ENTRE EM CONTATO

Produtos

Cada conjunto de imagens é processado conforme o tipo de sensor utilizado e conforme solicitado pelo cliente podem ser gerados:

  • Nuvens de pontos;
  • Modelos 3D;
  • MDS; (Modelo Digital de Superfície);
  • MDT; (Modelo Digital de Terreno);
  • Ortomosaicos;
  • NDVI; (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada);
  • NDRE;e (Diferença Normalizada do Vermelho Limítrofe);
  • Análise térmica.

Conheça mais sobre nossos produtos e serviços por áreas de atuação:

Consiste em um ou mais sobrevoos de drone de asa fixa a baixa altura, até 400ft AGL, realizando padrão de varredura supervisionado, seguindo a direção geral da rede elétrica a ser levantada. Durante o voo são efetuadas fotografias a intervalos de tempo e taxa de superposição das fotografias definidos de maneira a cobrir toda a extensão da rede, podendo ser utilizados sensores do tipo visível, termal, infravermelho, multiespectral ou LIDAR, ou ainda a combinação destes conforme especificações e condições contratuais.

As imagens são transmitidas em tempo real para os operadores e havendo disponibilidade de link podem ser disponibilizadas também para acompanhamento pelo contratante.Este tipo de solução deverá ser customizada caso a caso.

O conjunto de fotografias é processado em software dedicado e para cada conjunto de imagens (IR e visível) são gerados:

• modelo 3D; e

• ortomosaico.

Os resultados são posteriormente fornecidos ao cliente por meio de relatório da operação e as imagens seguem em arquivo digital no formato compatível com os tradicionais softwares de processamento em projeto de estruturas (AutoCAD e etc.).

Consiste na realização de voos de drone multirrotor em torno da estrutura a distância reduzida e limitada a suscetibilidade de interferência nos sistemas de voo pela radiação da rede.

Durante o voo são realizadas fotografias e filmagem da estrutura e outros elementos indicados pelo cliente, podendo ser utilizados sensores do tipo visível, termal, infravermelho, multiespectral ou LIDAR, ou ainda a combinação destes, conforme especificações e condições contratuais.

Cada conjunto de fotografias é processado conforme o tipo de sensor utilizado (termal, infravermelho e visível e etc...) e podem ser gerados:

• Modelo 3D; e

• Ortomosaico.

Os resultados são posteriormente fornecidos ao cliente por meio de relatório da operação e as imagens seguem em arquivo digital no formato compatível com os tradicionais softwares de processamento em projeto de estruturas (AutoCAD e etc.).

Consiste em um ou mais sobrevoos de drone de asa fixa a baixa altura, até 400ft AGL realizando padrão de varredura supervisionado, seguindo a direção geral da rede de dutos a ser registrada. Durante o voo são efetuadas fotografias a intervalos de tempo e taxa de superposição das fotografias definidos de maneira a cobrir toda a extensão dos dutos, podendo ser utilizados sensores do tipo visível, termal, infravermelho, multiespectral ou LIDAR, ou ainda a combinação destes conforme especificações e condições contratuais.

As imagens são transmitidas em tempo real para os operadores e havendo disponibilidade de link podem ser disponibilizadas também para acompanhamento pelo contratante.

Cada conjunto de fotografias é processado conforme o tipo de sensor utilizado (termal, infravermelho e visível e etc...) e podem ser gerados:

• Modelo 3D; e

• Ortomosaico.

Os resultados são posteriormente fornecidos ao cliente por meio de relatório da operação e as imagens seguem em arquivo digital no formato compatível com os tradicionais softwares de processamento em projeto de estruturas (AutoCAD e etc.).

Inspeção consiste em um ou mais voos de drone multirrotor em torno da estrutura em inspeção a distância reduzida e limitada a suscetibilidade de interferência nos sistemas de voo pela radiação de antenas ou colisão com estruturas móveis.

Durante o voo são efetuadas fotografias a intervalos de tempo e taxa de superposição das fotografias definidos de maneira a cobrir toda a estrutura e em especial os elementos priorizados pelo cliente, podendo ser utilizados sensores do tipo visível, termal, infravermelho, multiespectral ou LIDAR, ou ainda a combinação destes conforme especificações e condições contratuais.

Cada conjunto de fotografias é processado conforme o tipo de sensor utilizado (termal, infravermelho e visível e etc...) e podem ser gerados:

• Modelo 3D; e

• Ortomosaico.

Os resultados são posteriormente fornecidos ao cliente por meio de relatório da operação e as imagens seguem em arquivo digital no formato compatível com os tradicionais softwares de processamento em projeto de estruturas (AutoCAD e etc.).

Inspeção consiste em um voo de drone multirrotor em torno da estrutura em inspeção a distância reduzida e limitada a suscetibilidade de interferência nos sistemas de voo pela radiação de antenas ou colisão com estruturas móveis. A altitude máxima do voo não deve exceder a altura da estrutura em inspeção acrescida da distância de segurança.

Durante o voo são efetuadas fotografias a intervalos de tempo e taxa de superposição das fotografias definidos de maneira a cobrir toda a extensão da instalação industrial ou locais específicos priorizados pelo cliente, podendo ser utilizados sensores do tipo visível, termal, infravermelho, multiespectral ou LIDAR, ou ainda a combinação destes conforme especificações e condições contratuais.

Cada conjunto de fotografias é processado conforme o tipo de sensor utilizado (termal, infravermelho e visível e etc...) e podem ser gerados:

• Modelo 3D; e

• Ortomosaico.

Os resultados são posteriormente fornecidos ao cliente em arquivo digital no formato compatível com os tradicionais softwares de processamento em projeto de estruturas (AutoCAD e etc.).

Consiste na realização de um ou mais sobrevoos para registro fotográfico do objeto indicado pela seguradora (propriedade, plantação, área de sinistro) objetivando o delineamento para registro das condições do bem que permitam sua avaliação no ato da contratação do seguro, sua renovação ou justificativa pelo contratante na ocorrência de sinistros.

Durante o voo são realizadas fotografias e filmagem do objeto segurado no espectro visível, sensor termal ou perfilamento a laser conforme contratado, e em especial dos elementos de interesse eventualmente indicados pelo cliente. A definição do tipo de drone a ser empregado dependerá das dimensões da área a ser coberta e sua compatibilidade com o perfil de voo dos aparelhos. Caso se faça necessário poderá ser empregada a combinação de mais de um tipo de drone para cobrir grandes áreas com asa fixa e detalhar pontos de interesse com multirrotor.

Cada conjunto de fotografias é processado conforme o tipo de sensor utilizado (termal, infravermelho e visível e etc...) e podem ser gerados:

• Modelo 3D; e

• Ortomosaico.

As medições de volume e área de regiões ou pontos de interesse, geração de curvas de nível e MDT / MDS são opcionais que devem ser indicados pelo cliente antes do processamento.

Os resultados são posteriormente fornecidos ao cliente em arquivo digital no formato compatível com os tradicionais softwares de processamento em projeto de estruturas (AutoCAD e etc.) e o conjunto de vídeo e fotos individuais para visualização das imagens em formatos padronizados.

Consiste na realização de um ou mais voos de drone de asa fixa cumprindo um padrão de varredura da área designada mantendo-se dentro dos limites da referida área e a altitude limitada. Será mantida distância segura de estruturas suscetíveis de causar interferência nos sistemas de voo pela radiação de antenas ou colisão com estruturas móveis. Sempre que possível a altitude máxima do voo não deve exceder a 400 ft AGL.

Na eventualidade de haver pontos de interesse que requeiram uma cobertura individualizada poderá ser necessário empregar adicionalmente o drone tipo multirrotor.

Durante os voos são realizadas fotografias e filmagem da operação no espectro visível, sensor termal, multiespectral, infravermelho ou LIDAR, conforme contratado pelo cliente, cobrindo toda a área e as estruturas designadas de interesse pelo cliente.Cada conjunto de fotografias é processado conforme o tipo de sensor utilizado (termal, infravermelho e visível e etc...) e podem ser gerados:

• Modelo 3D; e

• Ortomosaico.

As medições de volume e área de regiões ou pontos de interesse, geração de curvas de nível e MDT / MDS são opcionais que devem ser indicados pelo cliente antes do processamento.

Os resultados são posteriormente fornecidos ao cliente por meio de relatório da operação e as imagens seguem em arquivo digital no formato compatível com os tradicionais softwares de processamento em projeto de estruturas (AutoCAD e etc.).

Inspeção consiste em um ou mais voos de um drone em torno de construções designadas para inspeção a distância reduzida e limitada a suscetibilidade de interferência nos sistemas de voo pela radiação de antenas eventualmente existentes ou colisão com estruturas móveis.

A definição quanto ao tipo de drone a ser empregado dependerá da avaliação das dimensões da edificação a ser inspecionada e a adequabilidade do perfil de voo do tipo de drone ao ambiente onde se localizar a edificação.

Durante o voo são realizadas fotografias e filmagem da operação no espectro visível, sensor termal, infravermelho, multiespectral ou LIDAR, conforme contratado, cobrindo toda as estruturas designadas pelo cliente.

Cada conjunto de fotografias é processado conforme o tipo de sensor utilizado (termal, infravermelho e visível e etc...) e podem ser gerados:

• Modelo 3D; e

• Ortomosaico.

Os resultados são posteriormente fornecidos ao cliente por meio de relatório da operação e as imagens seguem em arquivo digital no formato compatível com os tradicionais softwares de processamento em projeto de estruturas (AutoCAD e etc.)

Consiste na realização de um ou mais voos de drone de asa fixa cumprindo um padrão de varredura da área designada mantendo-se dentro dos limites da referida área e a altitude limitada.

Será mantida distância segura de estruturas suscetíveis de causar interferência nos sistemas de voo pela radiação de antenas ou colisão com estruturas móveis.

Sempre que possível a altitude máxima do voo não deve exceder a 400 ft AGL.Na eventualidade de haver pontos de interesse que requeiram uma cobertura individualizada poderá ser necessário empregar adicionalmente o drone tipo multirrotor.

Durante os voos são realizadas fotografias e filmagem da operação no espectro visível, sensor multiespectral ou infravermelho, conforme contratado pelo cliente, cobrindo toda extensão plantada e em especial os elementos de interesse indicados pelo cliente. Cada conjunto de fotografias é processado conforme o tipo de sensor utilizado (termal, infravermelho e visível e etc...) e podem ser gerados:

• Modelo 3D; e

• Ortomosaico.

As medições de volume e área de regiões ou pontos de interesse, geração de curvas de nível e MDT / MDS são opcionais que devem ser indicados pelo cliente antes do processamento.

Os resultados são fornecidos ao cliente em arquivo digital nos formatos tradicionais para visualização das imagens e vídeos. A análise destas imagens e prescrição de eventuais ações corretivas são da competência de profissionais de agronomia familiarizados com este tipo de informação que poderão ser incluídos no pacote de serviços contratados ou contratados separadamente pelo cliente a seu critério.

Equipe Omni Drone Division

Coordenador da Equipe, Gerenciamento de Operações e Piloto

Oficial da reserva da Marinha do Brasil, Bacharel em Ciências Navais com habilitação e aperfeiçoamento em eletrônica - Escola Naval (1986) e CIAW (1990) com ênfase em sensores, radares, sonares e equipamentos de comunicações. Controlador aéreo tático, com longa experiência em manutenção de aviônica e armamento de helicópteros, tendo operado regularmente aeronaves remotamente pilotadas desde 1994. Participou como inspetor de segurança de aviação e eficiência no setor de aviônica de esquadrões de helicópteros da Marinha. Instrutor de aviônica no curso de formação de pilotos da Marinha. Participação no Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), gerenciando o plano de resposta à emergência nuclear. Experiência gerencial, administrativa e no planejamento e controle de operações de socorro e salvamento empregando meios aéreos e navais. Mestrado em Ciências Navais e adicionalmente cursou MBA em Gestão Empresarial pela COPPEAD /UFRJ.

Gerenciamento de Manutenção, Supervisão Técnica e Piloto

Oficial da reserva da Marinha do Brasil. Possui graduação em Bacharel Em Ciências Navais - Escola Naval (1986), graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Mechanic and Aerospace - Carleton University (2000), mestrado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Computação Avançada - pela COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Engenharia Mecatrônica com aplicação na área do combustível nuclear, participação no Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) e automação eletrônica de processos elétricos e Industriais, e atuando principalmente nos seguintes temas: inertial navigation e sistemas inerciais.

Gerenciamento Comercial, Marketing e Piloto

Economista , curso de Marketing fundação Getulio Vargas, experiência em piloyagem de aeronaves remotamente pilotadas desde 1985, licença esportiva Federation Aeronautique Internationale RG 44/90, instrutor de drone (voo) do Centro de Apoio a Sistemas Operativos da Marinha do Brasil - CASOP- desde 1990, instrutor de vôo, teste real com o míssil superfície -ar Mistral do Exército Brasileiro. Participação no projeto de VANT da Polícia Federal.

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